Aprendizagem com Mobilidade no contexto organizacional

2006 – Atual

Descrição: Projeto de Pesquisa financiado pelo Edital Universal CNPq 02/2006 – Universal – Processo no. 484129/2006-6 – O desenvolvimento e aplicação de Tecnologias da Informação Móveis e Sem Fio (TIMS) como Assistentes Digitais Pessoais (PDA), computadores de mão, laptops e celulares com acesso à Internet Sem Fio, bem como a crescente mobilidade de pessoas, objetos e informação é notável atualmente. Nesse contexto surge o conceito de Aprendizagem com Mobilidade – mobile learning, ou m-learning, aqui definida como referindo-se a processos de aprendizagem que ocorrem, necessariamente, apoiados pelo uso de TIMS e que tem como característica fundamental a mobilidade de atores humanos, que podem estar físicamente/geograficamente distante de outros atores e também de espaços físicos formais de educação, tais como salas de aula, salas de treinamento ou local de trabalho. Visando ao estudo desse tema, o projeto de pesquisa tem como objetivo geral identificar os principais elementos envolvidos nos processos de Aprendizagem com Mobilidade no contexto organizacional. A pesquisa está fundamentada no paradigma Interpretativista e adota como método a Pesquisa-ação, visando ao desenvolvimento e avaliação de uma solução de Aprendizagem com Mobilidade em um contexto organizacional real, no qual seja possível verificar a interação entre teoria e prática.