Construção de mundos virtuais para capacitação a distância

2000 – 2005

Descrição: Essa pesquisa está vinculada as seguintes áreas do CNPq: 7.08.04.03-6 – Tecnologia Educacional, 7.07.06.00-0 – Psicologia Cognitiva, 1.03.04.04-5 – Teleinformática e a linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do Educador, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS. O tema está relacionado a aprendizagem em ambientes computacionais via Web, tendo como foco a criação de mundos virtuais e o estudo de mecanismos sócio-cognitivos expressos nas condutas de professores em capacitação para o uso da tecnologia. A pesquisa é de natureza experimental e se propõe a realizar um estudo de caso em que os sujeitos constroem um mundo virtual. Pretende-se buscar a explicação das condutas sócio-cognitivas dos sujeitos durante a sua organização como grupo e na atividade de construção e utilização dos mundos na Internet. A abordagem utilizada durante o desenvolvimento desse estudo está fundamentada numa concepção de aprendizagem interacionista/construtivista/sistêmica realizada de forma interdisciplinar, tendo como participantes da pesquisa professores voluntários. Busca-se, por meio da participação ativa dos professores, que os mesmos vivenciem o processo de aprendizagem, durante o desenvolvimento dos mundos, construindo subsídios tanto teóricos quanto técnicos que possibilitem a multiplicação a distância desse conhecimento. A pesquisa é estratégica, pois no momento atual a instituição se movimenta no sentido de buscar ferramentas tecnológicas que possibilitem desenvolver uma Educação a distância de excelência. A pesquisa trás contribuições relevantes para a área e apresenta inovação no âmbito da Educação a Distância, pois trata do desenvolvimento de mundos virtuais, nos quais os sujeitos são representados por avatares que ações, o que possibilita uma significativa ampliação nos processos de interação – ponto crucial para o desenvolvimento de uma Universidade Virtual.